GUZERÁ É LUCRO CERTO
 

     Foto
Fêmeas Guzerá caracterizam-se também pela boa quantidade de leite produzido.

       Bem antes de benfeitorias genéticas, o Guzerá, uma das raças mais antigas do mundo, já desfrutava do respeito de muitos pecuaristas do Estado de Gujarat, na Índia. No Brasil, tem especial importância na Região Nordeste e é recorde de nacional em ganho de peso entre Zebuínos (o exemplar recordista te 1,3 mil quilos). Os animais brasileiros em idade adulta chegam a pesar 1,2 mil quilos e 800 quilos (machos e fêmeas respectivamente), com produção de leite próxima a 6 mil quilos/leite/lactação. Junto a Índia, o Brasil é, atualmente, o principal centro criador de Guzerá no mundo. Mas as exportações de sêmen da raça para a Venezuela, a Colômbia, o Paraguai, o México e a Costa Rica, entre outros países, crescem a cada ano.
        Para aguentar altas temperaturas tropicais, o animal possui a pele bem pigmentada. Sua fertilidade é admirada, fator que leva a raça a participar do plantel pecuário nacional com um contigente proporcional a quase 5% do rebanho bovino brasileiro. Em 1999, chegou a ser terceira raça mais populosa do País.

Experimentar e Ganhar

         "O que falta para que o Guzerá obtenha maior sucesso no mercado é uma curiosidade maior do produtor em relação à raça", enfatiza o criador Amílca Yamin, que possui cerca de 400 fêmeas e 15 machos reprodutores da raça. O forte de sua fazenda em Porto Feliz/SP é a produção de sêmen. O pecuarista lamenta o fato de ainda não terem sido festejados suficientemente os ganhos conseguidos com os cruzamentos industriais com a raça, destaque quando se planeja obter bons animais de corte, pela uniformidade que proporcionam o rebanho.
        " Nenhum rebanho puro deve ser utilizado para a produção de carne no Brasil. Nesse caso, o Guzerá passa a ser uma opção bastante vantajosa para exemplares cruzados", explica. Isso porque não possui variedades, o que aumenta o ganho genético dos bezerros, devido a preponderância, das características positivas selecionadas entre os touros reprodutores da raça.
         Houve quem dissesse que o Guzerá dava trabalho no manejo, com seus chifres peculiares e vacas de teto muito grande, capaz de conturbar a mamada de seus bezerros. " Hoje, isso não existe mais, devido ao melhoramento genético", explica Aldo Tonetto, produtor de Guzerá, em Pirajuí/SP. A rusticidade e precocidade desse gado já superavam dificuldade na viabilidade da qualquer projeto pecuário. Em 1998, o Conselho Deliberativo Técnico das Raças Zebuínas aprovou a descorna de animais da raça Guzerá. Agora, sem os empecilhos, essas características só vantagens, somadas à adaptabilidade do animal ao clima e a possibilidade de se ampliar a renda global da propriedade com o duplo propósito (leite e carne) da criação.
        Tonetto conta que, entre suas matrizes P.O. Guzerá, a taxa de prenhez das fêmeas é de 95% (um total de 300 gestações por ano, dada a precocidade dos animais). "Já vi muitas matrizes serem abatidas por faltar com leite do bezerro, o que não acontece entre Guzerás", ressalta o criador, destacando também um benefício da dupla aptidão da raça. Ainda que com a produção orientada para a obtenção de carne. A precocidade do rebanho de Tonetto repete-se na fazenda de Yamin, no interior paulista.
        "Aos 14 meses, as fêmeas já estão sendo inseminadas. Elas têm carcaça de estatura média e extrema cobertura muscular", explica o fazendeiro.

 REVISTA AG LEILÕES
FEVEREIRO/2004 REVISTA N° 73-ANO 7
 



Grandes Criatórios 1 - 2ª Semana Guzerá Perfeita União, de 17 a 20/09.

_____________________

Grandes Criatórios 2 - 2ª Semana Guzerá Perfeita União, de 17 a 20/09.

_____________________

Convite: 2ª Semana Guzerá Perfeita União, de 17 a 20/09.

_____________________

6º Abate Técnico Raça Guzerá.

_____________________

Guzerá IT - Venda Embriões.

_____________________

Abate Técnico Guzonel.

_____________________

Guzerá IT - ITTRCar.

 Fazenda Perfeita União - Irmãos Tonetto
 CAIXA POSTAL 30 - CEP: 16600-000 - PIRAJUÍ/SP
 (14)3572-1614 / 9772-0007 / 9788-5752
 Email: irmaostonetto@guzerait.com.br